terça-feira, 22 de dezembro de 2009
O que existe atrás das muralhas de Carcassonne?
Como havia comentado no texto anterior, hoje vou falar um pouco das belezas e surpresas de uma cidade francesa chamada Carcassonne.
Localizada entre Toulouse e os Pirenéus, na região do Languedoc-Roussillon, a pequena cidade possui uma população de aproximadamente 45mil habitantes. Seu principal ponto turístico é a fortificação (Muralhas) que começou a ser construida no século II a.C., um belo cenário que foi restaurado em meados de 1900."
Dentro das fortificações existe uma cidade medieval que nos leva para a antiguidade e obriga o visitante a reviver tempos incríveis de glória e muita guerra. A cidade apresenta em detalhes a evolução militar que acontecia conforme as muralhas foram construidas, torres de todos os formatos, com aberturas e janelas em diversas dimensões deixam claro que aquele local passou por grandes batalhas.
Existem dois ótimos hoteis dentro das muralhas, o Hotel de La Cité (onde tive a oportunidade de me hospedar) e o Best Western Le Donjon. O hotel de La cite esta muito bem localizado entre a Basílica de Saint Nazaire e o Castelo ou Château Comtal, tem jardins bem trabalhados que realçam a vista dos apartamentos; suas paredes de pedra, com decoração em madeira e belas janelas com vitrais reforçam a sensação de “viagem no tempo”. O Hotel reserva uma experiência culinária especial com o restaurante La Barbacane que possui estrela Michelin (Comentarei em breve esta experiência).
Já o Hotel Best Wester Le Donjon esta localizado no centro da vila medieval, rodeado por muita história e a poucos metros da entrada do Castelo que fica dentro das muralhas. O hotel se torna uma ótima opção para os turistas. De acordo com o site do hotel (www.bestwestern.com), ele reúne a modernidade com o ótimo clima histórico da cidade, garantindo vistas espetaculares e um conforto inigualável.
Enfim, depois de tanto andar entre ruínas históricas e conhecer belos lugares, já era hora de comer um pouco. Dentro da fortificação pude saborear deliciosas refeições em dois restaurantes, o La Barbacane (Dentro do Hotel de La Cité) e o Auberge Les Lices, o segundo é peculiar e particularmente gostei muito mais. As diferenças entre os dois restaurantes são grandes, desde o cardápio a maneira de apresentação dos pratos, por este motivo eles devem ser escolhidos pensando na ocasião ou no tamanho de sua fome, mas esta escolha e os detalhes deixarei para um próximo texto.
A cidade de Carcassonne pode ser a base para as aventuras turísticas na região, pois possui uma grande diversidade de pontos turísticos, belas vinícolas e muita história, por este motivo me senti obrigado a apresentar um pouco do ambiente onde muitos dos textos surgiram. Como foi o caso do texto a respeito do Château La Villatade, que fica a poucos quilômetros. No próximo texto vou escrever a respeito do restaurante La Barbacane e minhas humildes análise a respeito de um restaurante renomado e com estrela Michelin.
Site oficial de turismo de Carcassonne: http://www.carcassonne-tourisme.com/
Wikipedia:
Guia Michelin - http://pt.wikipedia.org/wiki/Guia_Michelin
Carcassonne: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadela_de_Carcassonne
Languedoc-Roussillon : http://pt.wikipedia.org/wiki/Languedoc-Roussillon
Pirenéus: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piren%C3%A9us
Basílica de Saint Nazaire: http://www.languedoc-france.info/030301_carcassonne.htm
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente orientação sobre Carcassone assim como um excelente guia gastronômico da região.
ResponderExcluir