quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Ganhar um prêmio é simples, o difícil é manter o mesmo padrão que o ganhou

Ola, no texto anterior eu comentei a respeito da cidade de Carcassonne e dos segredos por trás de uma grande muralha, segredos históricos, arquitetônicos, religiosos e claro dos segredos de uma boa COMIDA. Hoje vou escrever a respeito de minha meia decepção, o restaurante La Barbacane que com “três estrelas Michelin – Guia Michellin” não chegou nem perto de atender, quem diga superar, minhas expectativas, porém por um lado acho que a culpa deve ter sido minha mesmo... ou será que não...???
Para esclarecer antes de mais nada: “o Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, um industrial francês co-fundador da Compagnie Générale des Établissements Michelin, fabricante de pneus mais conhecida como Michelin. O objetivo de André era o de promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. O Guia Michelin está presente na maioria dos paises europeus e em vários no mundo todo. O Guia é publicado em duas cores sendo que cada uma delas tem uma aplicação diferenciada”.[1]

Quando empresas ou pessoas são reconhecidas publicamente, ganham prêmios, certificados e publicidade elas estão ganhando também a RESPONSABILIDADE de manter a qualidade de seus serviços e produtos por tempo indeterminado ou até mesmo eternamente (na cabeça de algumas pessoas), por este motivo considero que premiações e reconhecimentos podem ser perigosos ou até mesmo fatais.

Em muitos casos o peso da responsabilidade de manter o padrão poderá ser maior do que aquele que os membros da equipe conseguirão suportar ou então o peso do reconhecimento poderá elevar o grau de expectativa dos clientes, alterando assim os critérios de avaliação da satisfação. Ou seja, a comida pode até ser exatamente a mesma que o restaurante serviu no dia que o avaliador esteve por lá, só que agora os critérios do cliente se elevaram sendo assim a comida não os atenderá mais. Por este motivo que fiquei na duvida, se meus critérios estavam muito exigentes no dia que comi no La Barbacane ou se a qualidade do restaurante havia caído. Nunca saberei. Acontece que sem contar com a beleza dos pratos e o perfeito atendimento, o sabor e a qualidade das carnes ficou muito a desejar.

Naquela noite fomos muito bem recebidos pelo gerente geral do Hotel de La Cité e pelo Maitre do restaurante, e conversamos por quase trinta minutos ao som de um piano de calda em um ambiente muito prazeroso decorado em madeira, vitrais e muito luxo. Todos estes aspectos somente aguçavam meu interesse e expectativa pela comida. Fomos encaminhados para a mesa e continuamos no padrão brasileiro de muita alegria e descontração.

Quando chegou o primeiro prato, todos pararam para apreciar sua beleza, tirar fotos (mania) antes de começarmos a comer. O prato foi muito bem trabalhado e decorado, tratava-se de uma moranga com camarão, o sabor era muito bom.

Depois recebemos o segundo prato, com peixe e alguns cogumelos bem diferentes e saborosos. Este prato era muito interessante, pois tinha pouca quantidade, porém a qualidade e brincadeira de sabores eram muito legais.


Foi logo após este prato que veio a minha surpresa e insatisfação, pois chegou um pato, prato que normalmente é o ápice da refeição para mim e que neste caso foi pura decepção. Até hoje continuo tentando entender o motivo que me decepcionou tanto...

Um deles foi a dificuldade de cortar a carne, seguida pela dificuldade de mastigar... mesmo que pequenos pedaços. Por sorte, o chef nos deliciou com uma sobremesa diferente e avassaladora. A sobremesa conseguiu resgatar meu interesse no restaurante e garantir que eu duvidasse de minhas impressões negativas, pensando que a culpa tinha sido realmente minha.

Por tudo isso é que concluo repetindo o título do texto, ganhar um prêmio é simples, o difícil é manter o mesmo padrão que o ganhou, sendo este padrão atrelado a qualidade dos serviços ou produtos do restaurante, ou sendo o padrão atrelado aos critérios de avaliação da satisfação do próprio cliente, mas não devemos ter medo dos prêmios ou premiados, devemos sim saboreá-los, sem medo, culpa ou no meu caso... expectativas ou pré conceitos


[1] Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Guia Michelin. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Guia_Michelin, acessado em 24/12/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário